quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Indicação do traje no convite de casamento?

Os noivos preparam a festa durante um bom tempo, e não tem nada mais chato que encontrar os convidados na celebração vestindo moleton, jeans e boné! Foi o que vi inúmeras vezes em casamentos que eu fui!
Todos sabem ou deveriam saber que o traje para casamento é obrigatoriamente o "Social" (salvo exceções). Por esse motivo, muitos especialistas apontam como deselegante citar no convite de casamento o traje que os convidados devem ir vestidos na festa. O convidado pode se sentir ofendido!

Mas acho que devemos analisar caso a caso. Claro que se você sabe que seus convidados estão habituados a frequentar eventos sociais mais formais e que com certeza saberão o que vestir, será totalmente deselegante citar o tipo de traje no convite. Mas se você tem certeza do contrário, que terá convidados seus que irão usar por exemplo, o bendito "boné", não pense duas em deixar especificado que o evento pede um traje a rigor, certo?!

Mas é muito importante que os noivos saibam o significado de cada traje para que não erre, e que o traje escolhido seja o que realmente estava pensando:

Traje Esporte
A mais simples das especificações. Vale vestido ou calça comprida e camisa, tudo mais à vontade. Saia e blusa, um tricô, ou mesmo um jeans bacana. Não precisa usar salto alto, mas se você quiser, tudo bem - se a festa for no campo, evite. Para os homens não é necessário o uso de gravata ou paletó. Mas, lembre-se: se a festa tem indicação de traje é porque alguma formalidade existe, então calças de sarja ou gabardine com camisa ou pólo, ficam bem. Os sapatos são mais indicados nesse caso. Os tênis adquiriram um status de moda, mas ainda não podem entrar em todos os lugares. Para prevenir inconvenientes, evite-os.

Traje Passeio, Passeio Informal, Tenue de Ville, Esporte Fino
É tudo a mesma coisa. Segundo Costanza Pascolato, no seu livro “O Essencial”, é “uma roupa mais caprichada”. Para as mulheres, vestidos mais elegantes e tailleur. À noite, o pretinho básico é ótimo. As pantalonas leves e sofisticadas têm o seu lugar, assim como os ternos femininos. Os sapatos têm saltos altos e as bolsas vão de média (dia) para pequenas (noite). Olha a dica da chiquérrima Gloria Kalil: “Prefira os tecidos mais secos: sedas, microfibras, linhos, algodões e jérseis. Nada muito brilhante nos acessórios, nem maquiagem carregada”. Muito bom. Homens não precisam de terno, podendo usar blazer com calça mais esportiva. Se usar terno, coloque gravata. Ainda segundo Gloria Kalil, se no convite vier tenue de ville, é aconselhável o uso de terno com gravata, seja noite ou dia.

Passeio Completo, Passeio Formal, Traje Social, Social Completo
A gente pode perceber pelos nomes que a coisa está ficando séria. Para os senhores, a ocasião exige terno completo com gravata. Para a noite, sugerem-se as cores escuras, e para o dia, tonalidades mais claras. Evite gravatas berrantes -sempre. As senhoras usam vestidos ou tailleurs mais chiques, de tecidos nobres como crepes, sedas, veludos e bordados. As bolsas são pequenas, os saltos são altos e as meias, imprescindíveis. Cabelos, unhas e maquiagem devem estar impecáveis, sendo que as pérolas são superadequadas para a situação.


Black-tie, Rigor, Habillé, Tênue de Soirée
Para os cavalheiros, smoking. Gravata borboleta preta, como o nome indica. Para as damas, vestidos longos ou curtos, sempre sofisticados. Com brilhos e transparências, é o momento do glamour, onde decotes podem ser mais ousados, assim como as fendas. É hora de arrasar, mas com bom gosto. Como agasalho, pode-se usar xales ou estolas do mesmo tecido do vestido. Evite pele, não é moderno. As jóias podem ser de família ou emprestadas, e as bolsas devem ser pequeninas.

Gala
Casaca para os cavalheiros e vestido longo para as damas. Não use conjuntos.

E ai, me dê sua opinião, mesmo sabendo que terá convidados que irão vestidos "para ir ao shopping" no seu casamento, devemos seguir a etiqueta e não especificar o traje correto?

7 comentários:

Maximus Rigor disse...

Casamento é por definição traje social e nem precisa mesmo constar no convite. Porém, quando os noivos querem que os convidados tenham mais liberalidade ou estejam vestidos a rigor não há outro meio de faze-los saber a não ser constando no convite. Deselegante não é constar no convite, mas os convidados que não respeitam o protocolo do vestuário. Nós da equipe Maximu´s Rigor sempre atentamos para que os nossos clientes cuidem do vestuário nos mínimos detalhes, tais como camisa, gravata e sapatos sociais, mas nem sempre as pessoas querem investir numa apresentação adequada. Outros preferem desrespeitar as regras porque simplesmente não gostam de usar isto ou aquilo. Em nosso site tem uma página O QUE VESTIR? com explicações sobre os trajes para cada ocasião. Esperamos com isto reforçar a informação do casal, que tem toda a razão do mundo.
Desejamos sucesso no seu casamento.

Hélen disse...

acho que podia colocar "no mínimo um esporte fino" rs.
Acho que o pessoal vai se tocar, se não, você tira o povo do álbum depois, :)

Casamento e festa disse...

Esporte fino???... cuidado noivas....... você vai encontrar convidados vestidos de jogadores de tenis... kkkk...

brincadeiras a parte.... é bem delicado esse assunto, as pessoas que não se sentem a vontade de se vestir a rigor, podem até deixar de ir no seu casamento!

Anônimo disse...

Acho que é uma grande falta de respeito do convidado ir de calça jeans e boné...

acho que tem que constar mesmo no convite, quem quiser se ofender e não ir na festa é um favor, melhor do que ter um ET na festa

Julia disse...

Olá adorei as dicas, e gostaria de deixar uma também. Fiz meus convites de casmaneto ano passado e ficaram lindos, nessa grafica eles tem muitos modelos personalizados.
http://www.eagrafica.com.br

Marcio Gordiano disse...

Parabens, post muito interessante, vou ficar atento no dia que tiver coragem de casar!

Raiane disse...

Caraca vc me ajudou bastante!!!
Obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...